Busca

Notícias e Eventos

AGENDA DE TRABALHO ABEn-BA E COREN-BA Imprimir E-mail

Associação Brasileira de Enfermagem, seção Bahia (ABEn-BA) e Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA) inauguram uma agenda comum na busca de melhores condições de trabalho para a enfermagem baiana e, consequentemente, pelo fortalecimento do Sistema único de Saúde (SUS).                                       

  Image

Numa audiência com o secretário estadual da saúde, Dr. Jorge Solla, e a secretária adjunta, Dra. Suzana Ribeiro, a Presidente da ABEn-BA, Enfa. Tânia Bulcão e a Presidente do COREN-BA, Enfa. Maria Luísa Castro, acompanhadas da coordenadora do Setor de Fiscalização do COREN, Enfa. Ana Paula Marra, levaram a proposta de uma avaliação e ação imediatas sobre os problemas mais evidentes relacionados ao trabalho em enfermagem na rede estadual.

                          

A enfermeira Ana Paula destacou, entre outros problemas, o déficit de pessoal em muitas unidades hospitalares, sobretudo no interior do estado, e a necessidade do redimensionamento do quadro das/os trabalhadoras/es, aspecto fundamental, junto a outros, para assegurar a qualidade e a oferta dos serviços. Tendo em vista o grau de complexidade da demanda da rede hospitalar estadual, para que se possa garantir ações seguras aos usuários dos serviços de saúde, configura-se como um aspecto indispensável, entre outros, um número adequado de profissionais, compatível com a natureza do trabalho nas diferentes unidades de um hospital.

Os representantes da SESAB se mostraram receptivos e satisfeitos com a iniciativa das duas organizações da enfermagem, propondo a manutenção da agenda sobre os vários temas tratados na reunião, a exemplo do dimensionamento de pessoal pautado em normativas do Conselho Federal de Enfermagem e das  atividades das/os profissionais de enfermagem em programas estratégicos da Atenção Básica e demais espaços de atenção à saúde no âmbito do SUS.

Para concretizar essa iniciativa, as representantes do COREN-BA e ABEn-BA propuseram aos gestores estaduais da saúde a organização de um primeiro seminário aberto ao público que trate de tema relevante para a população baiana, com destaque para a imprescindível contribuição do trabalho em enfermagem, parte do trabalho em saúde, na busca dos melhores indicadores de saúde e de qualidade de vida para os usuários do SUS no estado da Bahia.

 

 



 

 

 
< Anterior   Próximo >
Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Bahia
Rua Borges Dos Reis, 81, Rio Vermelho. Salvador-BA
Telefone: (71) 3334-4420 / Fax: (71) 3335-6932