1100x400 (2).png

Bem vinda, Bem vindo e Bem vinde a nossa 84ª Semana Brasileira de Enfermagem da Bahia

 

Neste ano de 2023,  investimos na modalidade híbrida para potencializarmos trocas e fomentar um rico debate sobre os temas relevantes para a enfermagem baiana, de modo a integrar programações existentes em cada uma das instituições e também com a própria programação da ABEn Nacional.

 

Sigamos na construção coletiva!

 

Venha conosco

eventos@abenbahia.org.br

 

    A 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) é uma realização da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que acontece anualmente no âmbito nacional, mas com uma programação que integra atividades no âmbito da rede (cada seção estadual), assim como instituições locais de ensino e de serviços de enfermagem.

 

    Com a vitória do campo democrático e popular nas eleições presidenciais de 2022  e da conquista recente da aprovação do piso salarial da enfermagem, a 84º SBEn acontece em um cenário nacional de “esperançar”. Todavia, o mesmo cenário  segue atravessado por velhos desafios na busca pelo reconhecimento do valor do trabalho e por melhores condições laborais, assim como os novos desafios, como a própria implementação do piso salarial aprovado e a ameaça de formalização da educação a distância (EaD) como política de formação em saúde, incluindo a Enfermagem.

Por isso, a 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que acontecerá no período de 12 a 20 de maio de 2023, no formato híbrido, terá como tema central:

 

“VALORIZAÇÃO DO TRABALHO EM ENFERMAGEM COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E BEM-VIVER"

 

    Neste contexto, a valorização do trabalho em enfermagem é mais do que um desejo, é um processo de conquista social que exige organização política e que, aliada ao desenvolvimento técnico e científico, venha disputar e consolidar espaços de poder na sociedade. Nesses termos, o diálogo em torno do desenvolvimento sustentável, do bem viver e da valorização do trabalho inspira o repensar da concepção de desenvolvimento a partir da interculturalidade, considerando o fortalecimento das relações comunitárias e solidárias.


    Para tanto, espera-se que todos esses aspectos sinalizados, ou a maior parte deles, sejam alvo de discussões nesta 84ª SBEn em todo o país, com os mais diversos olhares e lugares de fala, estimulando a reflexão individual e coletiva e possíveis escolhas para construir um mundo mais sustentável na perspectiva do bem viver.


    A realização da 84ª SBEn na Bahia (SBEn Ba) contará com diversos espaços que acontecerão tanto no formato online quanto presencial e híbrido, construídos na articulação com diferentes instituições baianas. A programação completa está bem sortida, graças às parcerias institucionais que estamos amadurecendo nessa gestão.

 

    A gente se encontra!