Como me associar

 

Por que ser uma(um) "Abenista"?

 

 

A Associação Brasileira de Enfermagem é a organização política do Campo Profissional da Enfermagem mais antiga no país, sendo fundada em 1926. É história consdensada, construída por mulheres e homens, que  se confunde com a origem e constituição da profissão da(o) enfermeira(o) e do próprio Campo da Enfermagem. E assim consta em nosso Estatuto Social:

 

"Articula-se com as demais organizações da Enfermagem brasileira, para promover o desenvolvimento político, social, cultural e científico das categorias que a compõem. Tem como eixos a defesa e a consolidação da educação em Enfermagem, da pesquisa científica, do trabalho da Enfermagem como prática social, essencial à assistência social e à saúde, à organização e ao funcionamento do sistema de saúde. Compromete-se a promover a educação e a cultura em geral, e a propor e defender políticas e programas que visem à melhoria da qualidade de vida da população e ao acesso universal e equânime aos serviços social e de saúde" (Preâmbulo do Estatuto Social de 2018).

 


Portanto ser uma(um) Abenista é estar vinculada(o) à história de luta pela construção e fortalecimento do Campo Profissional e à luta pela organização de um Sistema de Saúde que garanta o Direito Universal à Saúde no País:

 

É estar associada(o) à construção de Diretrizes Curriculares para a formação de profissionais com consciência crítica e competência técnica sobre seu fazer, constuindo sua autonomia de atuação no Campo da Saúde e ser contra às perspectivas de formação que visem apenas aos interesses de mercado da saúde que pressionam por maior volume de trabalhadoras(es) com boa qualificação para execução de atividades formatadas aos interesses do lucro (e não às necessidades das pessoas assistidas) e sujeitáveis facilmente a baixos salários.

 

É ter atuação na produção de conhecimento comprometido com os interesses científicos e humanísticos da profissão e se posicionar contrariamente à "lógica do produtivismo" que, por articular grande volume com pouca profundidade e pouca qualidade, inflaciona o mercado de produção acadêmica e não nos ajuda e desenvolver um Campo de Saberes e Práticas que acompanhe o desenvolvimento da complexidade da realidade social de que somos parte.

 

É ter atuação, junto às demais entidades de classe do Campo Profissional, na construção de uma consciência crítica sobre o Trabalho e a(o) Trabalhadora(or) em Enfermagem e ser contrária(o) ao processo de alienação hegemonizado que nos oferece o lugar de heroínas(óis) abnegadas(os) em cuja missão está incluso se submeter às mais variadas formas de precarização no trabalho na saúde.

 

Ser Abenista é estar inserida(o) junto com as demais organizações e entidades da sociedade civil, na luta pela construção e defesa de um Sistema Único de Saúde verdadeiramente Universal, com financiamento justo, com serviços organizados de forma humanizada tanto para suas(seus) usuárias(os) quanto para suas(seus) trabalhadoras(es), que garanta o atendimento integral aos indivíduos e à coletividade em suas necessidades, em cuja construção e desenvolvimento esteja garantido o princípio da mais ampla e diversa Participação Popular!

 

Como diz uma de nossas Abenistas históricas: "a ABEn é um Patrimônio da luta política e da história da enfermagem brasileira" (Profa Cristina Melo). E ser Abenista é, ao mesmo tempo, zelar, efetivar e reproduzir esse Patrimônio, é ser parte dele.

 

Em suma, ser Abenista, em 2021, é lutar pelo fortalecimento do SUS no enfrentamento à pandemia; é lutar por vacina para todas e todos pelo SUS de forma urgente; é lutar para que seja garantida a dignidade e a proteção da saúde das(os) trabalhadoras(es) de saúde como um todo, com foco particular no campo profissional da Enfermagem; é ser favorável a aplicação do conhecimento apropriado que a ciência nos oferece para esse enfrentamento; é ser favorável às medidas de distanciamento social necessárias ao controle da transmissão do vírus no território brasileiro de forma associada à medidas de proteção social, fundamentais num país tão desigual como o nosso; é ser favorável ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como âmbito de atenção estratégico para o enfrentamento da Pandemia, em composição com os níveis de maior densidade tecnológica como hospitais e UTI. É ter posição contrária em relação à toda sorte de negacionismos e obscurantismos que obstruem o desenvolvimento de estratégias de comunicação e educação sobre formas de prevenção e conduta frente à COVID-19 e ter posição absolutamente crítica quanto à forma como o governo federal vem (des)coordenando as estratégias de enfrentamento no âmbito nacional e nas relações internacionais.

 

Em qualquer organização política, independentemente da competência, qualidade ou perfil de seu grupo dirigente (naquelas que possuem essa configuração, como no nosso caso), o que determina de forma importante seus movimentos e a possibilide de seus efeitos (possitivos ou negativos à aquilo a que se propõe) é a qualidade e quantidade de seu conjunto de integrantes. É na força e disposição de nosso quadro de associadas(os), nos braços e pernas de nosso corpo coletivo, que está nossa potência e nossa fragilidade. Nosso corpo coletivo na luta, imerso nas conjunturas de poder no Campo da Saúde em particular e da Sociedade como um todo, é o que faz a história de nossa Associação e de construção de nosso Campo Profissional. A ABEn-BA é hoje o que nós, associadas(os), construímos dela até aqui. Por isso reformçamos o chamado:

 

 

Abenista, venha conosco construir a ABEn de nossa História!

 

 

(voltar ao topo)

 

Qual o significado prático de ser uma(um) Associada(o) ABEn?

 

  • Participar dos órgãos deliberativos da ABEn, com direito a votar se ser votada(o);
  • Inscrever-se nos eventos científico-culturais promovidos pela ABEn, com preços especiais;
  • Inscrever-se nos eventos científico-culturais promovidos por entidades nacionais e internacionais às quais a ABEn esteja filiada;
  • Inscrever-se nos processos de obtenção de título de especialista, conforme normas específicas;
  • Ser mebro de Diretorias, Departamentos, Comitês, Conselhos e Comissões técinico-científicas da ABEn;
  • Participar de estudos, espaços de discussão e debates, por designação das instâncias deliberativas e executivas da ABEn;
  • Ter prioridade na participação de programas e projetos desenvolvidos pela ABEn;
  • Representar a ABEn onde quer que se faça necessário, por designação das instâncias deliberativas e executivas da ABEn;

 

(voltar ao topo)

 

Como me associar?

 

  1. Acessar e preencher o cadastro de Primeira Associação;
  2. Realizar o pagamento da Anuidade de acordo com o valor em vigor referente a sua categoria de Associação (ver Quadro de Valores por Categoria de Associação);
  3. Encaminhar comprovante de pagamento juntemente com documentação específica (solicitada no preenchimento do cadastro) para o e-mail financeiro@abenbahia.org.br;
  4. Aguardar a emissão e envio do Recibo de Quitação da Anuidade.

 

 

(voltar ao topo)

 

 

 

Como quitar a anuidade?

 

  1. Observe o valor em vigor da sua categoria na tabela (ver Quadro de Valores por Categoria de Associação);
  2. Realize o depósito/transferência para a conta da ABEn-Ba;
  3. Encaminhe o comprovante de depósito, identificando no corpo do e-mail seu nome completo e número de CPF, para:  financeiro@abenbahia.org.br .

 

OBS: Enfermeiras(os) em curso de Pós-graduação e Estudantes de curso Técnico em Enfermagem e de graduação em Enfermagem também precisam encaminhar comprovante de matrícula

 

 

QR Code PIX

(como pagar via PIX?)

 

Dados Bancários   

 

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 1519 

Conta Corrente: 652-0 

OP: 003

CNPJ: 33989468/0014-24 (Chave PIX)

   

 

 

(voltar ao topo)

QRCOD PIX ABEnBA.jpg

Anuidade ABEn Bahia

CNPJ: 33989468/0014-24

Aben

 

Copia-e-cola:

00020126590014br.gov.bcb.pix0114339894680014240219Anuidade ABEn Bahia5204000053039865802BR5910----------6008SALVADOR62100506ABEnBA63047173

Como pagar via PIX

 

(Clique aqui para visualizar PDF)

 

Do computador:

 

Acesse sua conta via plataforma do seu banco

Selecione a opção PIX

Selecione a opção relativa a "Pagar com PIX"

No campo correspondente a "Chave PIX" insira o CNPJ - 33989468/0014-24

Confira as informações de destinatário (Nome e CNPJ)

Insira o valor correspondente a sua categoria

Finalize o procedimento da forma como normalmente faz na plataforma de seu banco.

Não esqueça de salvar o comprovante

 

Do celular:

 

Abra o aplicativo do seu banco no seu aparelho celular

Selecione a opção PIX

Selecione a opção relativa a "Ler QR Code"

Aponte a Câmera do seu aparelho para o QR Code

Confira as informações de destinatário (Nome e CNPJ)

Insira o valor correspondente a sua categoria

Finalize o procedimento da forma como normalmente faz em seu aplicativo

Não esqueça de salvar o comprovante

 

(voltar ao topo)

anuidade junho 23.jpg

#PROMOÇÕES

 

 

 

E segue valendo a promoção para pagamento da anuidade em grupos!

Clique e confira! (valores vigentes até 30/11/2023)